top of page

Aumento de imposto, se adotado, será temporário, reforça Meirelles


RIO - O governo, se vier a optar pelo aumento da carga tributária, o fará de forma pontual e temporária, afirmou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Ele disse acreditar que ainda pode haver uma recuperação da arrecadação tributária sem que torne necessária a opção pelo aumento dos impostos. “Se tiver algum aumento [dos impostos], vamos procurar fazer o mais pontual possível, se for absolutamente necessário e que seja temporário”, comentou nesta quarta-feira durante evento no Rio de Janeiro.

“Basta parar esta queda [da arrecadação] com a recuperação da atividade e da confiança do consumidor. Basta subir um pouquinho a arrecadação tributária como proporção do PIB, além de um crescimento do PIB maior do que se previa. Certamente nós poderemos ter uma recuperação tributária que não torne necessário um aumento de imposto. No entanto, vamos esperar até o limite da lei, que é o fim deste mês, para definir uma previsão do que será necessário durante o próximo ano”, completou.

Meirelles lembrou que nos últimos meses já é possível notar uma “consolidação da recuperação industrial”. “Isso ficou muito nítido e transparente agora no mês de junho, em que a produção industrial cresceu substancialmente. Apesar de ainda estar caindo em relação ao ano passado, já está em franca recuperação. A mesma coisa é o índice de confiança empresarial e o índice de confiança do consumidor”, afirmou.


bottom of page