Investidor lendário alerta: alta do dólar pode virar bolha
São Paulo - A alta do dólar pode até se tornar uma bolha, de acordo com Jim Rogers, investidor lendário e ex-parceiro de George Soros.
"O dólar vai ficar excessivamente caro e o dólar pode até virar uma bolha, dependendo do quão ruim for a turbulência", disse em entrevista para a Real Vision TV.
Publicidade
Por turbulência, entende-se as incertezas com eventos como a eleição americana, terrorismo, a desaceleração na China e o voto do Reino Unido para sair da União Europeia.
Some a isso um mundo desenvolvido em grande parte ancorado em juros negativos e bancos centrais que seguem inundando os mercados de recursos na tentativa de sustentar a recuperação econômica.
"O dólar é forte e vai continuar forte porque todo mundo está em pânico em relação ao mundo e quando há pânico, as pessoas procuram um porto seguro. Agora, elas acham que o dólar é um porto seguro. Não é. Certamente não é."
O real, ao contrário de várias outras moedas como o euro, tem se valorizado em relação ao dólar nos últimos 6 meses, reflexo de uma avaliação mais positiva do cenário doméstico.
Apesar do seu alerta, Rogers explicou também que seus próprios investimentos tem uma exposição grande ao dólar:
"Eu tenho muito em dólares, não porque é um porto seguro, mas porque as pessoas pensam que é um porto seguro. E quando o mundo desmoronar, as pessoas vão colocar dinheiro no dólar. Isso significa que o dólar vai subir, e isso significa que muitas moedas vão cair, incluindo a moeda chinesa, a moeda europeia e a moeda britânica. E muitas outras moedas vão cair."