top of page

Toffoli: "É o sistema judicial que vai salvar a nação brasileira?"


BELO HORIZONTE - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli fez nesta sexta-feira duras críticas ao papel atual do Judiciário, durante evento sobre direito tributário em Belo Horizonte.

“Se criminalizar a política e achar que o sistema judicial vai solucionar os problemas da nação brasileira, com moralismos, com pessoas batendo palma para doido dançar e destruindo a nação brasileira e a classe política.... É o sistema judicial que vai salvar a nação brasileira? Vamos cometer o mesmo erro que os militares em 1964 querendo se achar donos do poder", disse ele.

A imprensa divulgou esta semana que alvos da Lava-Jato realizaram pagamentos ao escritório de advocacia da esposa de Toffoli, o que alimentou questionamentos sobre eventual relação entre empresas acusadas pela operação com o ministro. No discurso, o ministro não citou diretamente a Operação Lava-Jato da Polícia Federal ou outra grande operação em curso no país. Mas fez críticas em relação às autorizações judiciais responsáveis por essas operações.

“Se começarmos a fazer operações que tem 150 mandados de busca e apreensão num único dia”, disse ele, sem terminar a frase. “Vamos levar a um totalitarismo do judiciário e do sistema judicial. Isso é democracia? Isso é Estado Democrático de direito?”, questionou.


bottom of page